quarta-feira, 7 de maio de 2014

#SOSMAXAKALI

A campanha SOS Maxakali, tem o intuito de suprir a situação de emergência vivida pelos parentes, oito crianças já morreram por ingerirem água sem condições de uso e por causa da fome.
Estamos montando postos de coleta de alimentos, água,medicamentos.Pra envio imediato á aldeia.Se você possui um grupo, igreja e instituição que queira ser um posto de coleta entre em contato conosco.

www.facebook.com/sosmaxakali

#SOSMAXAKALI

OS ÍNDIOS MAXACALIS
Os índios Maxacalis são uma tribo que habita a região do Vale do Mucuri em MG, estão divididos em duas aldeias Água Boa, no municipio de Bertópolis e Pradinho no municipio de Santa Helena. Dentro da hierarquia da FUNAI/FUNASA pertencem à coordenação do distrito de Governador Valadares.
Segundo os indigenistas, esta tribo é a única que mantem a língua mãe falada pela maioria de seus membros. Suas escolas têm professor índio que foi preparado para exercer essa função: aprendem português e maxacali.
Mantêm viva sua cultura e tradição, mas com a diminuição de suas terras e a contaminação de suas águas dependem hoje até de Bolsa Família e cesta básica do governo federal.
Sua situação de decadência levou ao alcoolismo e a degradação humana, quase extinguindo sua população.
A situação dos Maxacalis é aviltante, se pensarmos que eles são donos dessas terras.

Sem comentários:

Enviar um comentário